Pagar e vender ou esperar e perder dinheiro?

Escrito por Laércio Silva

Certamente você se fará esta pergunta: Por que Pagar e vender ou esperar e perder dinheiro?

Assim, alegoricamente Pagar e vender está relacionado ao uso do Tráfego Pago e Esperar e perder dinheiro ao Tráfego orgânico.

Não que o Tráfego Orgânico seja de todo perda de tempo, mas sim o seu alcance que está muito limitado!

Vamos aos números. Coletei estes dados entre os dias 27 à 30/01/2020.

Então fiz uma comparação de estratégias entre um Anúncio Pago e o mesmo Anúncio de forma Orgânica.

Utilizei o mesmo Criativo (foto) e com Copy (texto) diferentes por igual período de veiculação, tanto no modo Pago (ads) como no modo Orgânico (Instagram e Facebook).

Caso tenha recebido, você estará recebendo este estudo também.

O criativo é este logo abaixo:

Arte básica do Pagar e vender ou esperar e perder dinheiro?
Criativo do Anúncio Orgânico e Pago

Contudo, no Anúncio Pago, o publico foi segmentado para os seguintes interesses:

  • Artista
  • Deputado
  • Carros
  • Clinica Dental
  • Dentista
  • Saúde e boa forma
  • Imóveis
  • Delivery

Por que foi feito esta pesquisa de performance?

Muitos empresários e donos de negócio que visito e visitei, entretanto confundem as amplitudes destes dois tipos de estratégias.

Isto me e motivou a criar este comparativo destas duas estratégias e assim, com os dados mostrar que tem resultados totalmente diferentes.

Contudo, a primeira (Tráfego Pago) seu limite é somente orçamentário, podendo abranger toda a base de clientes de uma plataforma de Ads.

Ou seja, quanto mais orçamento investido, melhor a performance do anúncio!

Entretanto a outra estratégia (Tráfego Orgânico) só é exibido para cerca de 1 % da audiência (seguidores) de quem faz o anúncio.

Como foi feito esta comparação?

Assim, tive o cuidado de subir o mesmo Post no mesmo horário, às 07:00 do dia 27/01 no Instagram e no Facebook, tanto orgânico quanto Ads.

Contudo, atualizei somente e diariamente o Storie, pois a sua duração, como sabemos, é de 24 horas.

Embora relativamente baixo o Anúncio Ads, o orçamento foi de R$ 11,00 por dia, rodando 3 anúncios em um único conjunto de Anúncios.

Vamos aos Dados!

Anúncios Orgânicos (Esperar e Perder Dinheiro)

Este teste foi feito em um perfil de Instagram com cerca de 1400 seguidores.

Certamente você já deve ter visto este tipo de gráfico que o Instagram disponibiliza, principalmente para os Criadores de Conteúdo e as contas Comerciais.

Quem ainda não sabe, vou explicar:

  • Impressões: 82
  • Alcance: 79
  • Curtidas: 10
  • Comentários: 2
  • Compartilhamento: 3

Aliás, preste atenção na súbita ascensão do gráfico 3 nos 3 dias da veiculação, acima do dia 30 do gráfico..

Uma estimativa do alcance orgânico ao longo dos anos, partindo do ano de 2012.
Alcance Orgânico ao longo do tempo.

Em resumo, o Alcance Orgânico vem caindo ao longo dos anos, tendo você a obrigação e o dever de criar conteúdos engajadores e manter sua audiência sempre ativa.

Por fim, as contas alcançadas do anúncio foram de 5,64% do total de seguidores.

Impulsionamento de Posts

Muito utilizado por pessoas e dessa forma, alcançar o maior numero de contas.

Este tipo, aqueles que aparece o botãozinho IMPULCIONAR, é considerado por nós Gestores de Tráfego como Impulsionamento Amador.

Mas este tipo tem a sua limitação!

Como o Facebook é uma empresa que visa lucro, ela limita o alcance deste tipo de impulsionamento.

Enquanto o Tráfego Orgânico atinge cerca de 1 % da sua base de seguidores, o Tráfego Impulsionado Amador só atinge no máximo 5% da base de usuários.

O Impulsionamento Profissional, ou seja, os Anúncios ADS, conforme falei acima, atinge todo o público disponível dentro da plataforma.

Anúncios Pagos (Pagar e vender)

Pense, nisso antes de continuar:

Está mesmo disposto a pagar e vender ou esperar e perder dinheiro?

Anúncio veiculado no BM do Facebook ads de pagar e vender ou esperar e perder.
Este é o Anúncio testado.

Então, os Anúncios foram veiculados para o Feed do Instagram e Facebook e também para o Storie somente do Instagram.

Contudo, o Storie do Facebook tem pouco engajamento e não foi medido.

Além disso, foi veiculado também na Audience Network, rede de aplicativos e parceiros do Facebook.

No Call to Action (chamada para a ação) foi enviar os clientes para um artigo no site.

Vamos aos dados:

Públicos mais engajados no Post Pagar e vender ou esperar e perder dinheiro, sendo o feminino o maior.

Análise dos dados

  • Alcance total: 7.356 (contas alcançadas)
  • Custo por Clique médio (CPC): R$ 0,30
  • Total de Cliques no Link: 109
  • Melhor público: Feminino com idade entre 25-54 anos
  • Publico mais barato: Feminino com idade entre 45-54 – R$ 0,25

OBS: Apesar do Alcance te sido de 7.356 e a quantidade de cliques ser de 109 ainda assim é considerado baixo, mas lembre-se que só foram 3 dias e não houve otimização das campanhas. Com mais tempo dá para conseguir métricas muito melhores!

Google Analytics

Google Analytics onde Pagar e vender ou esperar e perder dinheiro é uma métrica mãe de como comparar as duas estratégias
Crescimento das visitas no site

Com esse gráfico, podemos constatar o aumento dos acessos, ocasionando assim o acesso ao conteúdo.

Dispositivos que mais visualizaram o Anúncio

Mesmo assim, com a tendência já constatada por muitos meios que os dispositivos móveis são usados para acessar todo e qualquer tipo de conteúdo.

Dessa forma, mesmo anunciando só para o Brasil, você tem a possibilidade de ser “visto” por brasileiros que moram fora do país ou estrangeiros ligados a eles.

Assim, os dados demonstram oportunidades para vários nichos como:

  • Imobiliárias
  • Seguradoras
  • Concessionárias
  • Empresas de Saúde
  • muitas outras…

Conclusão

Conforme os anos foram passando, vimos que a entrega do tráfego orgânico foi caindo, chegando ao que se encontra hoje.

Ainda é viável somente se você tem um público acima de 500K de seguidores, mas mesmo assim para escalar, vai precisar fazer anúncios Pagos.

Para fins de comparação vimos o seguinte:

  1. O Alcance do Anuncio Pago foi 93 vezes maior que o Orgânico;
  2. Possibilidade de Segmentação de público;
  3. Possibilidade de fazer Remarketing para quem engajou;
  4. Os Públicos ficam salvos para que possamos trabalhá-lo novamente;
  5. Criar públicos semelhantes aos públicos que mais te geraram vendas, colocando a Inteligência Artificial para trabalhar;
  6. Escalável (aumentar orçamento e alcançar mais contas);
  7. Quanto mais orçamento, maior o público alcançado;
  8. Achar público comprador mais rapidamente;
  9. Modelar estratégias para cada tipo de Negócio;
  10. Possibilidade de Anunciar suas postagens e assim aumentar o engajamento com as suas publicações;
  11. Alinhando criação de conteúdo ao Anúncio, há uma grande possibilidade de crescer o número de seguidores muito rapidamente;

Assim…

Caso queira uma consultoria e queira quem o faça de maneira profissional, só Clicar na figura abaixo para marcarmos.

Desde já, espero que tenha agregado conhecimento a você.

Um forte Abraço!

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