Certamente você se fará esta pergunta: Por que Pagar e vender ou esperar e perder dinheiro?
Assim, alegoricamente Pagar e vender está relacionado ao uso do Tráfego Pago e Esperar e perder dinheiro ao Tráfego orgânico.
Não que o Tráfego Orgânico seja de todo perda de tempo, mas sim o seu alcance que está muito limitado!
Vamos aos números. Coletei estes dados entre os dias 27 à 30/01/2020.
Então fiz uma comparação de estratégias entre um Anúncio Pago e o mesmo Anúncio de forma Orgânica.
Utilizei o mesmo Criativo (foto) e com Copy (texto) diferentes por igual período de veiculação, tanto no modo Pago (ads) como no modo Orgânico (Instagram e Facebook).
Caso tenha recebido, você estará recebendo este estudo também.
O criativo é este logo abaixo:
Contudo, no Anúncio Pago, o publico foi segmentado para os seguintes interesses:
- Artista
- Deputado
- Carros
- Clinica Dental
- Dentista
- Saúde e boa forma
- Imóveis
- Delivery
Por que foi feito esta pesquisa de performance?
Muitos empresários e donos de negócio que visito e visitei, entretanto confundem as amplitudes destes dois tipos de estratégias.
Isto me e motivou a criar este comparativo destas duas estratégias e assim, com os dados mostrar que tem resultados totalmente diferentes.
Contudo, a primeira (Tráfego Pago) seu limite é somente orçamentário, podendo abranger toda a base de clientes de uma plataforma de Ads.
Ou seja, quanto mais orçamento investido, melhor a performance do anúncio!
Entretanto a outra estratégia (Tráfego Orgânico) só é exibido para cerca de 1 % da audiência (seguidores) de quem faz o anúncio.
Como foi feito esta comparação?
Assim, tive o cuidado de subir o mesmo Post no mesmo horário, às 07:00 do dia 27/01 no Instagram e no Facebook, tanto orgânico quanto Ads.
Contudo, atualizei somente e diariamente o Storie, pois a sua duração, como sabemos, é de 24 horas.
Embora relativamente baixo o Anúncio Ads, o orçamento foi de R$ 11,00 por dia, rodando 3 anúncios em um único conjunto de Anúncios.
Vamos aos Dados!
Anúncios Orgânicos (Esperar e Perder Dinheiro)
Este teste foi feito em um perfil de Instagram com cerca de 1400 seguidores.
Certamente você já deve ter visto este tipo de gráfico que o Instagram disponibiliza, principalmente para os Criadores de Conteúdo e as contas Comerciais.
Quem ainda não sabe, vou explicar:
- Impressões: 82
- Alcance: 79
- Curtidas: 10
- Comentários: 2
- Compartilhamento: 3
Aliás, preste atenção na súbita ascensão do gráfico 3 nos 3 dias da veiculação, acima do dia 30 do gráfico..
Em resumo, o Alcance Orgânico vem caindo ao longo dos anos, tendo você a obrigação e o dever de criar conteúdos engajadores e manter sua audiência sempre ativa.
Por fim, as contas alcançadas do anúncio foram de 5,64% do total de seguidores.
Impulsionamento de Posts
Muito utilizado por pessoas e dessa forma, alcançar o maior numero de contas.
Este tipo, aqueles que aparece o botãozinho IMPULCIONAR, é considerado por nós Gestores de Tráfego como Impulsionamento Amador.
Mas este tipo tem a sua limitação!
Como o Facebook é uma empresa que visa lucro, ela limita o alcance deste tipo de impulsionamento.
Enquanto o Tráfego Orgânico atinge cerca de 1 % da sua base de seguidores, o Tráfego Impulsionado Amador só atinge no máximo 5% da base de usuários.
O Impulsionamento Profissional, ou seja, os Anúncios ADS, conforme falei acima, atinge todo o público disponível dentro da plataforma.
Anúncios Pagos (Pagar e vender)
Pense, nisso antes de continuar:
Está mesmo disposto a pagar e vender ou esperar e perder dinheiro?
Então, os Anúncios foram veiculados para o Feed do Instagram e Facebook e também para o Storie somente do Instagram.
Contudo, o Storie do Facebook tem pouco engajamento e não foi medido.
Além disso, foi veiculado também na Audience Network, rede de aplicativos e parceiros do Facebook.
No Call to Action (chamada para a ação) foi enviar os clientes para um artigo no site.
Vamos aos dados:
Análise dos dados
- Alcance total: 7.356 (contas alcançadas)
- Custo por Clique médio (CPC): R$ 0,30
- Total de Cliques no Link: 109
- Melhor público: Feminino com idade entre 25-54 anos
- Publico mais barato: Feminino com idade entre 45-54 – R$ 0,25
OBS: Apesar do Alcance te sido de 7.356 e a quantidade de cliques ser de 109 ainda assim é considerado baixo, mas lembre-se que só foram 3 dias e não houve otimização das campanhas. Com mais tempo dá para conseguir métricas muito melhores!
Google Analytics
Com esse gráfico, podemos constatar o aumento dos acessos, ocasionando assim o acesso ao conteúdo.
Mesmo assim, com a tendência já constatada por muitos meios que os dispositivos móveis são usados para acessar todo e qualquer tipo de conteúdo.
Dessa forma, mesmo anunciando só para o Brasil, você tem a possibilidade de ser “visto” por brasileiros que moram fora do país ou estrangeiros ligados a eles.
Assim, os dados demonstram oportunidades para vários nichos como:
- Imobiliárias
- Seguradoras
- Concessionárias
- Empresas de Saúde
- muitas outras…
Conclusão
Conforme os anos foram passando, vimos que a entrega do tráfego orgânico foi caindo, chegando ao que se encontra hoje.
Ainda é viável somente se você tem um público acima de 500K de seguidores, mas mesmo assim para escalar, vai precisar fazer anúncios Pagos.
Para fins de comparação vimos o seguinte:
- O Alcance do Anuncio Pago foi 93 vezes maior que o Orgânico;
- Possibilidade de Segmentação de público;
- Possibilidade de fazer Remarketing para quem engajou;
- Os Públicos ficam salvos para que possamos trabalhá-lo novamente;
- Criar públicos semelhantes aos públicos que mais te geraram vendas, colocando a Inteligência Artificial para trabalhar;
- Escalável (aumentar orçamento e alcançar mais contas);
- Quanto mais orçamento, maior o público alcançado;
- Achar público comprador mais rapidamente;
- Modelar estratégias para cada tipo de Negócio;
- Possibilidade de Anunciar suas postagens e assim aumentar o engajamento com as suas publicações;
- Alinhando criação de conteúdo ao Anúncio, há uma grande possibilidade de crescer o número de seguidores muito rapidamente;
- …
Assim…
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Desde já, espero que tenha agregado conhecimento a você.
Um forte Abraço!
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